VITICULTURA E SUSTENTABILIDADE

Na Vale da Veiga assumimos uma responsabilidade ambiental baseada na mínima perturbação dos solos para preservar a biodiversidade do ecossistema.

Praticamos viticultura e agricultura de forma sustentável com o mínimo de uso de produtos químicos, tratando a terra com o respeito que ela merece.

O nosso compromisso de sustentabilidade é a prática duma agricultura sustentável por forma a manter o ecossistema equilibrado e melhorar o ambiente para as gerações futuras.

Para uma viticultura sustentável, trabalhamos em colaboração com o ecossistema. Para se terem uvas de boa qualidade aptas à produção dos melhores vinhos, e outros produtos, esse ecossistema necessita de estar em equilíbrio biológico: homens, plantas e animais, todos necessitam de ocupar os seus nichos ecológicos e desempenhar as suas funções no ecossistema.

Só assim se consegue uma viticultura responsável e sustentável.

Regime de Produção Agrícola Integrada

De acordo com a definição adoptada pela IOBC (Interntaional Organasion for Biological and Integrated Control) “a produção integrada é um sistema agrícola de produção de alimentos de alta qualidade e de outros produtos utilizando os recursos e os mecanismos de regulação natural, em substituição de factores de produção prejudiciais ao ambiente de modo a assegurar a longo prazo uma agricultura viável”. Em resumo é simplesmente um meio de agricultura sustentável.

Em Produção Agrícola Integrada, é essencial a preservação e melhoria da fertilidade do solo e da biodiversidade e a observação de critérios éticos e sociais.

Os métodos em agricultura de produção integrada são semelhantes aos métodos utilizados em agricultura biológica.

Em Produção integrada, as atividades agrícolas são encaradas como um todo, sendo essencial a preservação e melhoria da fertilidade do solo e da biodiversidade e a observação de critérios éticos e sociais.

O planeamento é a base da produção agrícola integrada.

Cada parcela de vinha (ou outra cultura) tem um plano de exploração próprio, que incide, sobre a conservação do solo, biodiversidade, nutrição das plantas e proteção contra os inimigos da videira, com tudo isto interligado.

São utilizados fertilizantes orgânicos e minerais e no combate às pragas são preferidos insetos “bons” e organismos vivos, só podendo ser utilizados produtos fitofarmacêuticos em “caso de emergência”. E mesmo estes só podem ser usados se forem homologados para a prática de produção integrada e nas quantidades máximas estabelecidas por lei.

Certificação Ambiental GREENING

Práticas agrícolas benéficas para o clima e ambiente

 Este Sistema de Certificação Ambiental obriga-nos a cumprir nas nossas explorações agrícolas, três práticas agrícolas benéficas para o clima e o ambiente:

  • Diversificação de culturas
  • Manutenção dos prados permanentes
  • Detenção de uma superfície de interesse ecológico

Controlo e certificação

A garantia que as regras e os princípios da Produção Integrada são cumpridas de acordo com normativos estabelecidos, é dada pelo sistema de controlo e certificação interno implementado, que é verificado e certificado por um organismo de controlo e certificação reconhecido.

compromisso ambiental

A agricultura é o equilíbrio do património natural

Na Vale da Veiga estamos profundamente conscientes da necessidade de utilizar práticas de agricultura integrada e sustentável para mantermos a elevada qualidade dos nossos produtos e garantir um projeto com futuro para as novas gerações.

É esta cultura que queremos preservar e que todos os dias constitui a nossa maior inspiração para criar grandes vinhos no Douro Superior.

1

Seguimos rigorosamente as boas práticas de agricultura em produção integrada, usando fertilizantes orgânicos de origem natural e técnicas tradicionais, colheitas manuais e todas as tarefas na vinha são realizadas manualmente respeitando o ritmo de cada vinha.

2

Cuidamos de forma tradicional das nossas vinhas centenárias, utilizando técnicas ancestrais realizadas manualmente. Mantemos vivo um dos maiores patrimónios vinícolas do Douro, as vinhas velhas com castas misturadas, utilizando esta forma de plantação em vinhas novas, para que as gerações futuras encontrem ainda este património duriense.

3

Conservamos parte da terra no seu estado virgem, onde mantemos os matos e pequenas florestas intocáveis. Diversificamos culturas, cultivando hortas e pomares de amendoeiras, oliveiras, laranjeiras, figueiras, limoeiros e outras árvores de fruto. As oliveiras de bordadura, tão tradicionais na região do Douro, convivem com a vinha e coabitam com uma diversificada fauna.

4

As nossas dedicadas abelhas, fazem um trabalho invisível, mas incansável, no equilíbrio de todo o ecossistema e na produção do nosso delicioso mel.

5

As oliveiras centenárias de sequeiro são tratadas de forma orgânica, sem a aplicação de qualquer produto químico. Tal como as vinhas mais velhas produzem vinhos mais ricos e concentrados, também estas oliveiras muito antigas produzem azeites mais sofisticados e complexos.

6

As nossas vinhas são cultivadas em total respeito pelo meio ambiente, sem recurso a sistemas de rega, o que permite produções equilibradas e uma extracção óptima do potencial de cada casta.