VITICULTURA E SUSTENTABILIDADE
Na Vale da Veiga assumimos uma responsabilidade ambiental baseada na mínima perturbação dos solos para preservar a biodiversidade do ecossistema.
Praticamos viticultura e agricultura de forma sustentável com o mínimo de uso de produtos químicos, tratando a terra com o respeito que ela merece.
O nosso compromisso de sustentabilidade é a prática duma agricultura sustentável por forma a manter o ecossistema equilibrado e melhorar o ambiente para as gerações futuras.
Para uma viticultura sustentável, trabalhamos em colaboração com o ecossistema. Para se terem uvas de boa qualidade aptas à produção dos melhores vinhos, e outros produtos, esse ecossistema necessita de estar em equilíbrio biológico: homens, plantas e animais, todos necessitam de ocupar os seus nichos ecológicos e desempenhar as suas funções no ecossistema.
Só assim se consegue uma viticultura responsável e sustentável.
Regime de Produção Agrícola Integrada
De acordo com a definição adoptada pela IOBC (Interntaional Organasion for Biological and Integrated Control) “a produção integrada é um sistema agrícola de produção de alimentos de alta qualidade e de outros produtos utilizando os recursos e os mecanismos de regulação natural, em substituição de factores de produção prejudiciais ao ambiente de modo a assegurar a longo prazo uma agricultura viável”. Em resumo é simplesmente um meio de agricultura sustentável.
Em Produção Agrícola Integrada, é essencial a preservação e melhoria da fertilidade do solo e da biodiversidade e a observação de critérios éticos e sociais.
Os métodos em agricultura de produção integrada são semelhantes aos métodos utilizados em agricultura biológica.
Em Produção integrada, as atividades agrícolas são encaradas como um todo, sendo essencial a preservação e melhoria da fertilidade do solo e da biodiversidade e a observação de critérios éticos e sociais.
O planeamento é a base da produção agrícola integrada.


Cada parcela de vinha (ou outra cultura) tem um plano de exploração próprio, que incide, sobre a conservação do solo, biodiversidade, nutrição das plantas e proteção contra os inimigos da videira, com tudo isto interligado.
São utilizados fertilizantes orgânicos e minerais e no combate às pragas são preferidos insetos “bons” e organismos vivos, só podendo ser utilizados produtos fitofarmacêuticos em “caso de emergência”. E mesmo estes só podem ser usados se forem homologados para a prática de produção integrada e nas quantidades máximas estabelecidas por lei.
Certificação Ambiental GREENING
Práticas agrícolas benéficas para o clima e ambiente
Este Sistema de Certificação Ambiental obriga-nos a cumprir nas nossas explorações agrícolas, três práticas agrícolas benéficas para o clima e o ambiente:
- Diversificação de culturas
- Manutenção dos prados permanentes
- Detenção de uma superfície de interesse ecológico
Controlo e certificação
A garantia que as regras e os princípios da Produção Integrada são cumpridas de acordo com normativos estabelecidos, é dada pelo sistema de controlo e certificação interno implementado, que é verificado e certificado por um organismo de controlo e certificação reconhecido.
compromisso ambiental
A agricultura é o equilíbrio do património natural
Na Vale da Veiga estamos profundamente conscientes da necessidade de utilizar práticas de agricultura integrada e sustentável para mantermos a elevada qualidade dos nossos produtos e garantir um projeto com futuro para as novas gerações.